Matéria > Saúde

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao suicídio

  • 27/09/2019
  • Marcos
  • 309
PMSP-IMG-b964353e3d94e3b2d2f.png

Durante o mês de Setembro a Prefeitura de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com as secretarias de Assistência Social e Educação (municipal e estadual), está promovendo a Campanha “Setembro Amarelo”, com ações no intuito de alertar a população acerca da importância da prevenção ao suicídio. A ação leva palestras ministradas pela psicóloga Drª Zélia Neiva, roda de conversa, atividades lúdicas e dinâmicas acerca do tema proposto, às escolas da rede de municipal e estadual de ensino. A ação contou ainda com palestras sobre acolhimento, risco de suicídio e o cuidado na Rede Municipal de Saúde.

Na tarde sexta-feira, 27, foi realizada a primeira ação em alusão à campanha na Unidade Básica de Saúde Pedro Dias de Alencar, na localidade Pai Amaro. “Realizamos essa ação de conscientização o ano inteiro, mas setembro é um mês de cuidado redobrado. Este é um assunto que deve sempre ser trazido à tona, sem ser tratado como um tabu”, explicou a enfermeira da unidade, Amanda Portela.

Para o Secretário de Saúde, Marcos Valério, essas mobilizações são de extrema importância e podem salvar vidas. “A programação deste ano foi pensada não somente para lembrar sobre a questão do suicídio, mas também para falar sobre a importância da valorização da vida. É necessário criar um novo paradigma relacionado ao tema suicídio; conversar ainda é a melhor solução e, essa dinâmica nas escolas contribuirá de forma positiva para mostrar que assuntos como este tornam-se fundamentais”, destacou Marcos Valério.

 Na próxima segunda-feira, 30, as equipes estarão na escola municipal Celso Eulálio, a partir das 8 horas, realizando palestras e roda de conversas com estudantes, professores e familiares.

 

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!