Matéria > Saúde

Saúde de Paquetá do Piauí promove atividades do 'Outubro Rosa'

  • 17/10/2019
  • Marcos
  • 288
PMSP-IMG-2c4044f9c25b3ae3cff.jpg

A Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, preparou uma diversificada programação com objetivo de sensibilizar e alertar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A edição deste ano conta com palestras, roda de conversa, atividade física, zumba, distribuição de brindes, momento de beleza, café da manhã, realizações de exames,  entre outras atividades gratuitas.

A primeira atração foi desenvolvida nessa quarta-feira, 16/10, na Unidade Básica de Saúde Roberval de Moura, que recebeu uma decoração toda especial.  Dezenas de mulheres compareceram ao local onde receberam informações sobre prevenção do câncer de mama; importância do autoexame; maquiagem; orientação com temática para rastreio de câncer de colo de útero e de mama; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); coleta de Papanicolau, entre outras.

O evento foi promovido pela Secretaria de Saúde, através do secretário, Marcos Valério, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí. O secretário destacou que a pasta a qual está à frente, vem procurando ajudar todas as mulheres neste sentido e abraçou a campanha do Outubro Rosa.

“A campanha pretende reforçar a prevenção no cotidiano das mulheres, realizando exames, principalmente, voltados ao câncer de mama e de colo de útero. Esse contato com o povo é muito importante, eles abraçaram junto com nós a causa. Esse mês de outubro vem como um reforço para a prevenção destas doenças, mas a Secretaria de Saúde oferta estes diversos serviços durante todo o ano. Estamos repassando informações e montamos uma programação muito especial para todas as mulheresdisse o secretário de Saúde, Marcos Valério .

A enfermeira Conceição Portela reafirma o objetivo do encontro e sua importância. “Estas ações são voltadas para a saúde e prevenção da mulher. Focamos na importância desses exames, na prevenção, levando em conta que o câncer de mama e colo de útero são as maiores causas de morte das mulheres. Estamos fazendo o levantamento das mulheres do município, realizando o auto-exame das mamas”, afirmou Conceição Portela.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!