Matéria > Saúde

Outubro Rosa segue com atividades na UBS Pedro Dias de Alencar

  • 22/10/2019
  • Marcos
  • 295
PMSP-IMG-70442d7d9cfef990589.jpg

A Unidade Básica de Saúde Pedro Dias de Alencar em Pai Amaro, zona rural de Paquetá do Piauí, realizou, nesta segunda-feira (21/10), seu Dia D de conscientização contra o câncer de mama e câncer do colo de útero. A ação teve a participação da comunidade que participou de uma programação especial: palestra sobre a importância dos exames preventivos contra a doença e os fatores de risco, roda de conversas, atividade física, lanche, distribuição de brindes solicitação de mamografia e consultas ginecológicas.

O secretário municipal de saúde, Marcos Valério, destacou que a população aderiu ao dia D realizado pela unidade. “A Prefeitura vem realizando trabalho massivo de divulgação com objetivo de levar informações de prevenção e conscientização, por meio dos serviços ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. Nós mobilizamos as mulheres da comunidade, através dos nossos agentes comunitários de saúde, para estarem aqui, chamando a atenção para importância do exame de mama e do colo do útero, prevendo o diagnóstico precoce”, lembrou o secretário.

A palestra realizada pela enfermeira responsável, Amanda Portela, retrata uma realidade vivenciada por muitas mulheres. “Estamos trazendo à comunidade atividades educativas referente ao câncer do colo de útero, mama, exames que podem ser realizados como os preventivos e o clínico das mamas, além do rastreamento desses dois cânceres aqui na comunidade. Não estamos livres dessa doença, mas podemos combatê-la descobrindo o mais precocemente”, esclarece.

As ações da Campanha Outubro Rosa continuam durante todo este mês, sendo realizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. A população dispõe diariamente de 02 Unidades Básicas de Saúde e três pontos de apoio. A Campanha é realizada pela Prefeitura  por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!