Matéria > Saúde

Saúde de Paquetá do Piauí adere à campanha do Novembro Azul e realiza ações

  • 29/11/2019
  • Marcos
  • 269
PMSP-IMG-f3eb7c6c7f5ea22a6ad.jpg

Em alusão a campanha nacional do Novembro Azul, com o mês de conscientização sobre o câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí através da Secretaria de Saúde, promoveu em Unidades Básicas de Saúde da zona rural e sede, nos dias 27 e 28 de novembro respectivamente, diversas ações sobre a temática, com atividades abertas ao público.

A campanha é direcionada a homens com idade a partir de 45 anos. O objetivo é fazer com que passem por exames clínicos para conhecimento de como está à saúde geral. Para isso a Secretaria de Saúde desenvolveu palestras educativas, rodas de conversas, entre outras atividades.

Acerca desta mobilização do Novembro Azul, a enfermeira Conceição Portela, destaca sobre os serviços e ações que estão sendo desenvolvidos em prol da saúde do homem.

“Esta programação está sendo realizada no dia mundial de prevenção ao câncer de próstata, temos uma equipe voltada para saúde da família, assim como os agentes de saúde, todos mobilizando a população, em especial os homens a partir de 40 anos. Estamos ofertando ações como aferição de pressão arterial, palestras informativas, coleta de material para exames com bioquímico. Ofertamos também corte de cabelo e um café da manhã ao final das atividades”, falou Conceição Portela.

As atividades alusivas a campanha do Novembro Azul foram realizadas na zona rural, precisamente na UBS da comunidade Pai Amaro no dia 27. Já na sede do município, na UBS Roberval de Moura, as ações foram idealizadas nesta quinta-feira (29). Em ambas as localidades ações como, café da manhã, cortes de cabelos, palestras, rodas de conversa, consultas, solicitação de exames, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e sorteio de cestas de natal foram realizados e ofertados aos homens.

O secretário de saúde de Paquetá do Piauí, Marcos Valério, destaca que estas atividades já estão sendo realizadas e intensificadas desde o início deste mês. Marcos destaca a importância do Novembro Azul para chamar a atenção dos homens para se cuidarem.

"Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora foi à vez de voltar às atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata.  A Secretaria Municipal de Saúde, através da Atenção Básica, vem realizando durante todo esse mês palestras, roda de conversas e solicitações de exames, entre outras atividades, tudo isso com o intuito de lembrar a importância do diagnóstico precoce. O trabalho é feito, através dos profissionais de saúde, durante todos os dias, mas o mês de novembro é um marco, onde chamamos a atenção para a saúde do homem", falou o secretário.

A médica do município de Paquetá, Victoria Villa Verde, proferiu uma palestra para os homens presentes sobre as ações do Novembro Azul, explicando assuntos relacionados ao câncer de próstata. A profissional destaca a importância deste momento.

“Queremos sempre reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Mostramos o que é a próstata, sua utilidade na produção do líquido espermático e nutrição dos espermatozóides antes da fecundação. Mostramos como acontece a formação do câncer e a mutação das células, dentre elas, que podem ocasionar na formação de tumores, malignos ou benignos”, explicou a médica.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!