Matéria > Educação

Secretaria de Educação de Paquetá do Piauí realiza 1º Piquenique Literário

  • 26/06/2021
  • Marcos
  • 196
PMSP-IMG-43a70b8d156e6f3b005.jpg

A prefeitura Municipal de Paquetá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta sexta-feira, 25 de junho, a abertura do Projeto de Incentivo à Leitura: “PIQUENIQUE LITERÁRIO: Solte sua imaginação”. O evento aconteceu na Praça Severo Maria Eulálio no centro da cidade.

“O projeto teve como objetivo principal despertar, incentivar, promover e desenvolver uma prática pedagógica que motive os alunos ao hábito e o gosto pela leitura. A meta que desejamos alcançar é transformar o nosso alunado em consumidores ativos de literatura”, destacou a secretária de Educação, Mariana Portela.

A secretária juntamente com as coordenadoras e equipe técnica da secretaria, pensaram em Piquenique por ser uma forma mais atrativa para as crianças, pois sairão do ambiente escolar, se deslocando para praças, árvores e outros espaços mesmo que seja na escola, porém fora da sala de aula, pois as crianças gostam de espaços diferentes.

“A leitura é importante para a construção de novas aprendizagens de ideias e ações, que permite ampliar conhecimentos, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Contudo, as crianças precisam ser incentivadas e integradas à leitura, de modo a tornassem-se leitores autônimos e criativos”, disse a secretária.

Durante o evento aconteceu uma dramatização da história João e Maria. As crianças ficaram muito atentas, interagiram o tempo todo com os personagens e adoraram a peça teatral.

Na praça foi montado numa árvore vários livros e deixados para que as crianças retornem à praça para levarem os livros que interessarem lê em casa, devolver e escolherem outros. Assim como qualquer criança, adolescente ou adulto que deseje ler, estão disponíveis para todos. Esta é a estratégia da Secretária de Educação Mariana Portela no desenvolvimento do Projeto.

Devido a pandemia do COVID-19, participou somente as turmas de Creche ao 2º Ano da Escola Celso Eulálio localizada na Sede. Foram seguidos os protocolos de distanciamento, uso obrigatório da máscara e uso de álcool em gel.

O Projeto conta com o apoio total do prefeito Thales Coelho Pimentel e da Secretária de Educação Mariana Albuquerque Leite Portela.

Facebook
Instagram
Vídeos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!
Fotos
Nenhum registro foi encontrado para esta categoria!