A Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá, iniciou na última quinta-feira, 31/03, mais uma ação de combate à dengue: o fumacê. A pulverização de inseticida que mata as larvas do mosquito que transmite a dengue, foi realizada na zona urbana do município, em todas as ruas e avenidas, em especial, em locais específicos onde há focos do mosquito ou onde existem casos de suspeita de dengue.
O secretário Marcos Valério relatou em entrevista que esta ação tem como objetivo bloquear a reprodução do mosquito da dengue e prevenir a população. Disse ainda que a secretaria está tomando todas as providências necessárias para prevenir e combater a dengue. “Estamos fazendo a nossa parte, mas precisamos que a população nos auxilie no combate à dengue, não deixando água acumulada e nos avisando de qualquer suspeita de foco do mosquito transmissor”, disse o secretário.
A população deve lembrar-se que o inseticida mata apenas o alado, o mosquito adulto. As larvas permanecem vivas. Os cuidados com os imóveis continuam sendo a principal medida de combate, evitando o surgimento de focos criadouros do mosquito transmissor da dengue.
A ação foi realizada pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde. Cabe salientar que durante a ação foi distribuído panfletos informativos com sintomas da doenças e como se prevenir. O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti continuará com os profissionais de saúde levando informações as escolas.