Os agricultores do município de Paquetá - Pi começaram a receber, no último dia 15 de fevereiro, a primeira das cinco parcelas referentes ao Garantia Safra 2017/18. São 553 agricultores familiares que terão direito a R$ 850, concedidos em cinco parcelas de R$ 170, que poderão ser retiradas em qualquer agência lotérica ou bancária da Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário de pagamento do Programa Bolsa Família.
Têm direito a receber o pagamento agricultores de municípios com perda comprovada de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca e algodão. Segundo os critérios, podem participar do Garantia-Safra agricultores familiares, com renda familiar mensal de, até, um salário mínimo e meio, com área total a ser plantada de, no mínimo, 0,6 hectare e, no máximo 5 hectares.
A Prefeitura Municipal de Paquetá cumpriu com todos os prazos e realizou a quitação total do aporte municipal do programa, o que garantiu que as famílias inscritas no Garantia Safra e que estejam com a documentação devidamente aprovada possam receber o benefício. ““O Garantia Safra é muito importante para dar segurança aos nossos agricultores familiares, diante do Estado de seca severa periodicamente, por cinco anos seguidos, esse dinheiro vai ajudar muito os homens e mulheres do campo e também contribui para o desenvolvimento da economia local”, explica Dr. Thales Pimentel, prefeito.
Os produtores recebem o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, sob o comando do secretário Jeferson Borges, para tirarem dúvidas e esclarecerem informações relacionadas ao programa. A secretaria também fica encarregada de assessorar os beneficiários do programa. “Estamos a disposição para esclarecer qualquer dúvida referente ao garantia – safra, estamos com a lista de todos os beneficiários na secretaria”, destacou