Matéria > Saúde

Prefeitura de Paquetá entrega próteses dentárias para pacientes atendidos no município

Foram entregues 20 próteses, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida
  • 18/04/2018
  • Marcos Valério
  • 313
PMSP-IMG-47c051b2739fe65423d.jpg
Ascom

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura Municipal de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando várias entregas de próteses dentárias para os moradores do Município. Somente na manhã desta terça-feira, 17/04, foram entregues 20 próteses, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessa parcela da população. Foram realizada moldagem, plano de cera, prova com dentes e ajustes das próteses.

O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Primeira etapa a moldagem. Na segunda etapa é a prova em cera. Na terceira etapa é a prova dos dentes, e a última etapa é a entrega. “Para o paciente, é bastante importante a prótese dentária, pois melhora a qualidade de vida dele e auxilia sua mastigação. E também tem a questão da estética, pois um sorriso bonito é a porta de entrada para tudo”, finalizou a Coordenadora de Saúde Bucal.  Deys Gonçalves 

Para conseguir a prótese dentária, o usuário precisa se dirigir ao posto de saúde de sua área e passar por uma avaliação. Caso o profissional de odontologia recomende a necessidade da prótese, o paciente é encaminhado a fazer a moldagem da prótese. A secretária municipal de saúde Maria dos Remédios (Lili), informou que muito em breve estaremos entregando mais próteses, beneficiando assim mais pessoas. 

O serviço de próteses dentárias grátis passou a ser oferecido no município de Paquetá do Piauí através da política nacional de saúde bucal, do programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. A alegria e satisfação foi demonstrada pela dona de casa Antônia dos Santos Garcia ao receber a prótese dentária.

“Se fosse pagar pela dentadura e pelos serviços do dentista nunca iria dar um jeito para conseguir. Estava difícil para comer e vivia meio sem jeito, porque sorria de cabeça baixa, para as pessoas não perceberem que não tinha dentes. Agora me sinto outra pessoa”, disse Antônia.