Dando continuidade às ações de proteção à população do município, a Secretaria Municipal de Saúde de Paquetá, criou a Central de Enfrentamento à covid-19 e o Alô Saúde, um serviço para dar orientações, monitorar usuários, tirar dúvidas, planejar e executar ações que serão desenvolvidas. Os profissionais de saúde que atuam frente a central foram remanejados do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF com a colaboração dos profissionais da Vigilância Sanitária.
“Os profissionais de saúde estão preparados para receber ligações dos moradores que tenham dúvidas sobre Novo Coronavírus (COVID-19), formas de prevenção e sintomas. O serviço foi desenvolvido para não sobrecarregar o sistema de atendimento da saúde municipal e evitar a propagação da infecção e transmissão local. Seu objetivo é priorizar o contato prévio por telefone e o posterior atendimento domiciliar”, disse Marcos Valério – Secretário de Saúde.
Além de prestar informações ao munícipe e realizar o pré-atendimento, o serviço também está habilitado para fazer uma prévia triagem qualificada para verificar casos suspeitos. Depois do contato por telefone, casos assintomáticos ou suspeitos receberão a visita de um médico e um enfermeiro para avaliar a situação do cidadão e prestar as devidas orientações no domicílio.
A central de enfrentamento está em funcionamento no número: (89) 98817 2759.