Foram divulgados na manhã desta terça-feira (08), os resultados da edição 2017-2020 do Selo Unicef. No Piauí apenas 59 município foram certificados. E na Região de Picos apenas 18 cidades apareceram na lista da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
Um dos destaques foi o município de Paquetá do Piauí que foi certificado no Selo Unicef pela terceira. A honraria de Município Aprovado foi comemorada pela administração “Cuidando da Nossa Gente” que tem a frente o prefeito, Dr. Thales Pimentel (Progressistas) e como secretária municipal de Assistência Social sua esposa, a médica, Yara Portela.
Entre as ações propostas e realizadas pelos municípios que concorreram ao Selo Unief edição 2017-2020 estavam aumentar a quantidade de crianças aprendendo nas escolas. Essas cidades também se comprometeram a aumentar o acesso ao Registro de Nascimento bem como aos exames de pré-natal. Além de promover atividades voltadas para que mais adolescentes participassem ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.
“Essas são algumas das conquistas dos municípios participantes e certificados na edição 2017-2020 do Selo UNICEF. Espalhados por 18 estados do Semiárido e Amazônia Legal brasileira, eles assumiram um compromisso com o UNICEF, quatro anos atrás: colocar os direitos de crianças e adolescentes como prioridade da gestão municipal. E agora mostram que seus esforços tiveram impactos reais na vida de cada menina e menino”, destacou o Selo Unicef na página oficial da edição 2017-2020.
Também de acordo com a publicação “Ao todo, 1.924 municípios de 18 estados participaram desta edição do Selo UNICEF e firmaram o compromisso de assegurar os direitos de 16 milhões de crianças e adolescentes. Eles buscaram, dentre outras coisas, garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, aprendendo, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas”.
Selo Unicef
O que é
O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.
Pra que serve
Ao aderir ao Selo UNICEF, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção Sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.
O Selo UNICEF contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda global acordada por todos os Estados-Membros das Nações Unidas até 2030.
Com informações do selounicef.org.br