O primeiro lote de vacinas contra o coronavírus chegou a Paquetá às 09h30min desta quarta-feira (20). O município recebeu 20 doses da Coronovac – imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com a empresa Sinovac Biotech. Os profissionais que aplicarão a vacina estão participando de um treinamento que teve início na tarde dessa terça – feira (19/01) e segue durante toda esta quarta-feira (20/01).
O secretário de Saúde, Marcos Valério, comemorou a chegada da vacina na cidade. “Um sentimento de esperança chegou para todos nós que há meses vivíamos cheios de incertezas em meio a pandemia da Covid-19. Foram muitas perdas e desafios, que ainda continuamos tendo, mas a vacina chegou. É um momento de alegria e de muita emoção”, afirmou.
Vacinação
A primeira etapa da vacinação contra COVID-19 será destinada aos trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos em instituições de longa permanência, como asilos, e pessoas com deficiência acima de 18 anos que estejam na mesma situação. Nos dois últimos casos o município de Paquetá não possui esses tipos de instituições. Com base nisso a quantidade de imunizantes que o município recebeu corresponde ao número de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19. A previsão para o inicio da vacinação nos profissionais de saúde está prevista para essa quinta – feira, 21/01.
“Esse quantitativo foi determinado pelo Ministério da Saúde e seguimos o Programa Nacional de Imunização. Infelizmente, ainda é insuficiente para nosso Município, mas já é um começo. Por conta disso, teremos que atender a prioridade da prioridade neste primeiro momento. Então vamos imunizar primeiramente os profissionais da Saúde que estão na linha de frente do combate a Covid-19, destacou o secretário Marcos Valério.
Marcos falou ainda que todas as pessoas que estão no grupo de risco irão receber a vacina, conforme o recebimento das doses. “Estamos aguardamos mais doses para que a gente tenha um quantitativo adicional para continuar imunizando a nossa gente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Imunizações”, afirmou.
É muito importante que todos se imunize. O objetivo de uma vacina é conferir a proteção contra um vírus ou bactéria a uma parcela suficiente da população para impedir que essa ameaça continue a se disseminar. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, mais fácil é controlar a propagação de uma doença. “É o início de um processo, temos que ter a consciência ainda, de ter cuidado, manter os nossos hábitos de proteção, máscara, lavar as mãos, cuidado com as aglomerações, para que a gente possa atravessar esse ano mais tranquilo", finalizou o secretário.