Em Paquetá, a vacinação contra Covid-19 segue a todo vapor. No dia 05 de março iniciou-se a aplicação de doses nos idosos com idade entre 80 e 89 anos. Com a chegada de um novo lote de vacinas, o Município montou uma verdadeira força tarefa para agilizar a imunização dos idosos. A ação está sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde Roberval de Moura e Pedro Dias de Alencar, para aqueles podem se deslocar até a UBS, em formato drive-thru e também nas residências, para os idosos acamados e domiciliados.
A secretaria informa que os idosos acamados, cadeirantes e domiciliados estão sendo priorizados. Porém, os classificados como domiciliados devem apresentar alguma comorbidade dentro do quadro de prioridades lançado pelo Ministério da Saúde. A secretaria lembra ainda que todos os moradores entre 75 e 79 anos serão contemplados assim que Paquetá receber mais doses.
Paquetá estabeleceu um calendário de vacinação baseado no quantitativo de doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. “Desde o começo da Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19, a secretaria optou pela vacinação do público idoso nos domicílios, mediante agendamento feito com os agentes comunitários de saúde” ressaltou o secretário.
Uma pessoa vacinada só adquire a imunidade completa contra a doença após a segunda dose, pois antes disso o corpo não teve tempo de desenvolver anticorpos e defesa celular contra o coronavírus. Mesmo após a segunda dose, é preciso manter os cuidados essenciais como distanciamento social e uso de máscara, pois a imunidade não começa logo após a segunda dose do imunizante. Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como idade e sistema imunológico do indivíduo, mas, em geral, a proteção começa 14 dias após a segunda dose.
Lembre-se: para voltarmos aos antigos hábitos, é essencial esperar que grande parte da população tenha sido vacinada. Mesmo após imunizados, ainda podemos transmitir o vírus para pessoas que ainda não tomaram a vacina.