A Prefeitura de Paquetá continua requalificando as escolas do município e levando mais conforto para alunos e professores da rede municipal de educação. Nessa segunda-feira (26), iniciou - se o processo de instalação de aparelhos de ar condicionado em escolas municipais, contemplando assim 100% da rede de ensino. A compra foi realizada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através de emenda do senador Ciro Nogueira. O objetivo é amenizar o desconforto térmico e garantir um ambiente agradável para estudantes e professores nas salas de aula.
O prefeito, Thales Pimentel, afirma que uma temperatura ambiente adequada e confortável é um fator importante para assegurar o bom andamento das atividades em todos os setores da escola. “As altas temperaturas interferem no aproveitamento do trabalho pedagógico em sala de aula. “Não é possível ter o professor ou alunos concentrados nessas condições, com esse calor. Isso interfere na prática de ensino, nas aulas. Então é fundamental que tanto os alunos como os professores estejam em um ambiente confortável”, afirmou o prefeito.
A secretária de educação, Mariana Portela, explica que o processo de implantação de climatização nas escolas não se limita apenas à compra dos aparelhos de ar mas depende, principalmente, dos projetos elétricos feitos em cada unidade com levantamento de todos os dados técnicos, instalações de padrões e ligações feitas.