Para promover a conscientização da importância do aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Paquetá vem realizando eventos alusivos ao mês Agosto Dourado, como o que ocorreu na manhã desta sexta-feira (27) na Estratégia de Saúde da Família – ESF Roberval de Moura, que reuniu gestantes, mães e bebês para palestras e rodas de conversa.
Na programação, uma roda de conversa com a enfermeira responsável pela UBS Conceição Portela, a nutricionista Lorena Barros, que falou sobre alimentos que auxiliam na amamentação, cólicas no bebê, tempo de duração da amamentação e apoio familiar.
A fisioterapeuta Virgínia Portela falou sobre o Posicionamento na hora de amamentar da mãe e do Bebê e amamentação no período pandêmico.
Presente na abertura do evento, o secretário de Saúde Marcos Valério, falou sobre a importância do leite materno no desenvolvimento do bebê. “O aleitamento é essencial para a vida dos bebês, o colostro é uma vacina natural, reduz incidência de doenças pulmonares, no desenvolvimento da arcada dentária e ajuda no desenvolvimento do sistema gastrointestinal, diminuindo as cólicas”, disse o secretário.
O “Agosto Dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.